segunda-feira, 17 de agosto de 2015

BISFENOL A, SAIBA DO QUE SE TRATA







O BISFENOL A (BPA) é um composto utilizado na Fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos.
               O BPA, também está, presente na resina epóxi, utilizada na fabricação de revestimento interno de latas que acondicionam alimentos para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa. Segundo pesquisas, o componente pode ser comparado ao hormônio feminino e a tireóide.  De acordo com estudos, ao entrar em contato com o organismo, principalmente, durante a vida intrauterina, a substância pode afetar o sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo humano, trazendo danos à saúde, como infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, endometriose e câncer.
               Veja abaixo como evitar a exposição ao bisfenol A:
Ø  Utilize mamadeiras e utensílio de vidro ou que contenha na embalagem BPA free (livre de Bisfenol A) para os bebês;
Ø  Nunca esquente no microondas bebidas e alimentos em embalagens plásticas. O Bisfenol A é liberado em maiores quantidades quando o plástico é aquecido.
Ø  Evite levar ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico. A liberação  do bisfenol, também, é mais intensa quando há um resfriamento do plástico.
Ø  Evite o consumo de enlatados. Pois o bisfenol é utilizado como resina epóxi no revestimento interno das latas.
Ø  Evite o uso de descartáveis e outros utensílios de plástico. Opte sempre pelo vidro, porcelana ou aço inoxidável na hora de armazenar bebidas e alimentos em geral.
Ø  Arranhou ou estar lascado o plástico, descarte imediatamente. Nunca utilize para lavá-los, detergentes fortes ou coloque-os em máquina de lavar-louça.
Ø  Caso use embalagens plásticas para acondicionar alimentos e bebidas, evite aquelas que tenham os símbolos de reciclagem com os números 3 e 7 no seu interior e na parte posterior das embalagens. Eles indicam que a embalagem contém, ou pode conter o BPA na sua composição.
               Então na hora de comprar ou comer algum alimento, observe primeiro o matéria( plástico ou vidro)l, pois assim poderá evitar estar ingerindo o BISFENOL, que traz tanto mal a saúde de quem o ingeri.


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário